Sobre/CV

A TraMaDução foi criada com o intuito de consolidar algo que já estava há muito oficializado na minha carreira profissional. Ela é a minha pessoa naquilo tudo que eu aprendi a fazer ao longo dos 15 e tantos anos que tenho de experiência no mercado de trabalho, seja com revisão, edição, tradução ou quaisquer outros dos serviços que eu possa prestar.

maikon_delgado-em-baixa-4x4-1

TraMaDução sou, pois, eu, Maikon Delgado. Eu já labutava em meio às palavras muito antes de eu ter os diplomas que em tese reconhecem o meu savoir-faire. Trabalho com isso desde sempre, tendo passado por diferentes ramos dentro dessa mesma área. Já fui professor de português, de idioma estrangeiro, digitador, diagramador, revisor, editor, copidesquista, redator, legendador, tradutor, blogueiro, escritor, roteirista, resenhador e até ghost writer. Atualmente, eu me dedico a umas tantas dessas atividades, como você pode verificar aqui na aba Serviços.

Depois de dez anos imerso no mercado de trabalho, resolvi retornar aos estudos e me especializar. Mestrado em Estudos Literários na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa “Alteridade, mobilidade e tradução”. Esse mesmo mestrado acabou culminando em um duplo diploma (modalidade mestrado bilateral) com a Université de Lyon 2, onde estudei literatura portuguesa e tradução. Minha especialidade mais geral é “estudos literários” e, mais especificamente, “romances policiais”, “recepção” e “literatura contemporânea”.

No que diz respeito às especificidades da minha formação, elenco:

Entrando no ramo mais técnico da tradução, trabalho com translation, localization, editing, proofreading, copywriting, transcripting, subtitling. Faço uso dos seguintes CAT tools: CafeTran, OmegaT, Wordfast Anywhere.

Meus perfils no:

ProZ;

TraduGuide;

Aquarius;

TM-Town;

LinkedIn;

CVLattes.